Redes Sociais e as oportunidades para se destacar profissionalmente

 

Por: Luciana Sousa

Administradora com Habilitação em Marketing,

Especialista em Marketing pela FGV,

Especialista em Comunicação Empresarial pela ESPM-SP.

luciana1227@gmail.com

Linkedin: lucianasousamkt

 

 

 

      A predominância do ambiente on-line e sua influência em nossa vida pessoal e profissional tem se tornado mais forte a cada dia. Comunicar-se virtualmente se tornou essencial e possibilita o contato com um número cada vez maior de pessoas.

        As Redes Sociais facilitaram a conexão entre indivíduos e organizações que compartilham dos mesmos interesses e valores, criando uma oportunidade para trabalhar positivamente também o seu lado profissional e gerar um retorno positivo a partir desta atuação.

TELEVISÃO virou digital

RADIO virou digital

SERVIÇO virou digital

VOCÊ virou digital

 

        Independente da nossa profissão e do mercado em que atuamos, temos que fazer uma autoavaliação e desenvolver estratégias levando em consideração que somos um produto em exposição. Precisamos estar em evidência, chamar a atenção para determinados aspectos que nos valorizam, que vendem a nossa imagem e - como um artigo numa prateleira de supermercado - precisamos definir qual o nosso posicionamento para passar a melhor mensagem possível.

        Uma das estratégias disponíveis para se destacar, atrair e conquistar um público na internet chama-se Marketing de Conteúdo. A partir da criação e divulgação de informações úteis e de qualidade nas redes sociais, é possível construir relacionamentos lucrativos e criar oportunidades de negócios.

 

 

O BÁSICO DO MARKETING DE CONTEÚDO

 

       O marketing de conteúdo é uma estratégia para tornar-se mais conhecido, virar uma referência na sua área, engajar sua audiência através da produção de conteúdos relevantes e a partir daí captar clientes. O conteúdo é a sua moeda de troca na internet, que vai chamar atenção para o seu perfil e para as plataformas onde expõe suas informações, além de ser a vitrine do seu trabalho.

    Você estudou durante anos, fez pós, mestrado, tem experiência profissional e uma rica história pessoal. Que tal utilizar todo este conhecimento para criar, publicar e promover conteúdos que possam ajudar as pessoas? Que possa resolver os problemas e dúvidas de quem acessa a internet? O importante é que seja um conteúdo único, que se diferencie do que já está na rede e que seja de interesse real do seu público.

      Então, como ser mais memorável, deixar claro seu posicionamento e chamar atenção por todo conteúdo que tem para oferecer? Como se destacar em meio a tanta concorrência e ser percebido de forma positiva? Como usar as redes sociais para passar confiança e fazer diferença no seu sucesso pessoal e profissional?

 

TODOS NÓS - MESMO SEM SABER –

TEMOS UM POSICIONAMENTO DE MARCA. QUAL O SEU?

 

      Posicionamento refere-se ao lugar que nós ocupamos na mente da nossa audiência; o que nos distingue dos nossos concorrentes.

Caso você queira utilizar o meio digital para se destacar e atrair potenciais clientes, é bom observar alguns pontos importantes:

     1 - Quem é a sua marca? Quem ou o quê é o seu serviço? Avalie o mercado para verificar como as pessoas da sua área estão trabalhando e identifique um gap, um espaço onde possa se destacar ainda mais. Ao fazer esta análise, não caia na tentação de copiar, seguir o que está na moda e virar só mais um na multidão. Identifique quais qualidades e potencialidades podem ser trabalhadas e utilizadas para se destacar.

     2 – Perguntas para definir o seu posicionamento:

Quais são seus objetivos?

Quais são seus valores?

Pelo que você é apaixonado?

O que te motiva?

O que te faz notável?

 

 

O CONTEÚDO

    Como produzir conteúdo de qualidade, atrativo e de maneira eficiente? O bom conteúdo tem aderência com a audiência que você quer atingir e, reforçando o que falamos acima, resolve ou indica soluções para curiosidades e problemas reais das pessoas. Vamos às dicas:

 

PARA QUEM FALAR.

    Identifique seu público-alvo e foque num tipo de cliente que represente a maioria para quem quer falar. Pais de família, empresários, jovens, profissionais liberais, donas de casa?  Saiba o que o as pessoas procuram na sua área de atuação, quais suas dores, desafios e sonhos. Defina um perfil, um personagem, uma personalidade a partir desta análise.

QUAL SERÁ O SEU DIFERENCIAL?

   Seja autêntico, real, sem receio.  Esteja sempre atualizado, estude bastante para levar informações atualizadas. Deixe clara a sua formação, background, apresente testemunhos com boas referências.  Este conjunto reforçará sua credibilidade.

O QUE FALAR

   Ter um foco editorial delimita os tipos de conteúdo e assuntos mais interessantes, além de reforçar a sua imagem e posicionamento. Fique atento para ideias relevantes que surgem no dia a dia. Arquivo estas ideias e temas para usar futuramente.

   Utilize o Google Trends e o Google Alerts para saber quais assuntos estão em alta, sobre o que as pessoas estão querendo saber. Desta forma fica mais fácil seguir a linha do conteúdo relevante, que agregue valor e solucione a dúvida do seu grupo-alvo.

   Histórias pessoais e profissionais, estudos de caso que transpareçam sua competência e capacidade de resolver problemas, recomendação de artigos, notícias, dicas práticas para o dia a dia – são muitos os caminhos a seguir para realmente comunicar algo relevante.

COMO FALAR

   São vários os meios disponíveis para passar sua mensagem: artigo, post, vídeos, podcast, e-book, e-mail. Escolha ao menos duas mídias diferentes com as quais mais se identifica.

QUANDO FALAR

  Ter um planejamento do que vai ser abordado é fundamental para produzir conteúdo para as suas redes com qualidade, constância e aumenta as chances de sucesso. A frequência das postagens é fundamental para que as pessoas percebam que você está presente, fazendo com que seja sempre lembrado.

  Organize todas as etapas necessárias: processos de pesquisa, leitura de artigos, anotação de tópicos, entrevistas com profissionais de destaque e as datas das postagens. Ser organizado vai fazer toda a diferença.

QUEM PODE LHE AJUDAR

   Para fazer com que sua mensagem tenha um alcance bem maior, seja pelas redes sociais ou através de um blog, conte com a ajuda de um especialista em marketing digital. Este profissional tem conhecimentos técnicos necessários para aproveitar todas as oportunidades que o ambiente web oferece.

   Espero que as dicas acima tenham despertado a curiosidade para conhecer mais sobre Marketing de Conteúdo e seus benefícios. Avalie quais os objetivos que tanto almeja, seja protagonista da sua história e comece a compartilhar todo esse conhecimento. Lembre-se: se você não está construindo sua marca pessoal, tenha certeza de que os outros estão fazendo isso por você.

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